Acupuntura

A Acupuntura, é um dos tratamentos médicos não convencionais mais antigos do mundo. Consiste no diagnóstico e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos" que se distribuem sobre linhas chamadas "meridianos" e "canais", para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. São utilizadas outras técnicas, alternativa ou complementarmente, sendo as mais conhecidas a moxabustão (aplicação de calor sobre os acupontos ou meridianos), a auriculoterapia e, mais recentemente, a eletroacupuntura.

O estudo dos mecanismos de acção da Acupuntura tem sido investigado desde a segunda metade do século XX, sendo atualmente um facto que a Acupuntura exerce os seus efeitos através da estimulação de terminações nervosas nos tecidos punturados. Atualmente sabe-se que a acupuntura tem efeitos profundos a todos os níveis do sistema nervoso, desde os nervos periféricos, medula espinhal e cérebro, nomeadamente a nível do sistema límbico (um conjunto de áreas do cérebro relacionadas com as emoções), do hipotálamo e da hipófise, bem como do córtex cerebral.

Indicado para: melhorar estados depressivos e de ansiedade, melhorar a circulação sanguínea, aliviar as dores musculares, diminuir distúrbios de sono e aumentar a vitalidade.

 

Especialista: Dr. José Eduardo Rosa    

 

selo de recomendacao html